Início / Agricultura / Polinizadores ON: Quercus disponibiliza recursos didácticos para cidadãos e escolas

Polinizadores ON: Quercus disponibiliza recursos didácticos para cidadãos e escolas

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza divulga hoje, 4 de Dezembro, Dia Mundial para a Conservação da Vida Selvagem, os resultados do projecto Polinizadores ON, desenvolvido entre Julho e Dezembro de 2021 e apoiado pelo Fundo Ambiental, com a dupla finalidade de criar um recurso educativo para o público escolar e desenvolver conteúdos de sensibilização para a população em geral sobre os insectos polinizadores.

O projecto “Polinizadores ON” (ON com duplo significado de “activos” e também em abreviatura de “Obreiros da Natureza”) pretendeu complementar e reforçar o trabalho realizado pela Quercus desde 2015 no âmbito da campanha “SOS Polinizadores”, refere um comunicado da Associação.

Para tal, foram produzidos vários recursos didácticos, audiovisuais e digitais com vista a esclarecer e sensibilizar os cidadãos em geral e o público escolar em particular para a relevância dos insectos polinizadores, nomeadamente os polinizadores selvagens.

Os outputs produzidos focaram-se sobretudo em três vertentes: dar a conhecer os principais insectos polinizadores em Portugal, para além da abelha-melífera; divulgar as ameaças e as pressões ambientais a que estão sujeitos; e explicar o que é que os cidadãos podem fazer para a sua protecção.

Componente escolar

Na componente escolar, o projecto desenvolveu o jogo da glória “À Descoberta dos Polinizadores”, que começará a ser dinamizado nos Agrupamentos de Escolas do concelho de Amarante e, posteriormente, será promovido em escolas por todo o País.

Estão também a ser produzidos cinco vídeos em animação gráfica de curta duração, clarificando questões centrais sobre os insectos polinizadores; em paralelo, foram produzidos e emitidos cinco episódios da rubrica “Minuto Verde” que a Quercus apresenta na RTP1 diariamente.

Muitos dos conteúdos divulgados nestes formatos são transversais ao “Guia Prático Cidadãos para a Conservação dos Polinizadores”, uma publicação da Comissão Europeia que a Quercus traduziu e promoveu no âmbito deste projecto. Todos estes conteúdos têm vindo a ser amplamente promovidos através das redes sociais da Quercus e ficarão disponíveis em polinizadoreson.quercus.pt.

“Quando o cidadão comum pensa em vida selvagem, talvez lhe ocorra logo o leão, a águia, o lince, ou a baleia … Mas pequenos animais que vivem perto da maior parte de nós, como as borboletas, abelhões, abelhas-solitárias, moscas-das-flores, besouros, etc., também são vida selvagem. Os insectos polinizadores estão em declínio e precisam da nossa protecção. E, neste caso, ajudá-los está mais ao nosso alcance. Esta foi a premissa principal que deu origem ao projecto de educação e sensibilização ambiental “Polinizadores ON”, refere Alexandra Azevedo, presidente da Quercus.

Polinizadores em declínio

Os polinizadores silvestres, em especial os insectos polinizadores, fornecem benefícios consistentes à escala global e afectam directamente a produção de 75% das principais culturas agrícolas realça o mesmo comunicado da Quercus.

No entanto, acrescenta, “estão sujeitos a várias pressões globais que representam uma forte ameaça à conservação da biodiversidade, assim como à produção agrícola sustentável, agroecológica. Aqui incluem-se as alterações dos usos do solo, a intensificação agrícola com utilização crescente de agro-químicos, as invasões biológicas e as alterações climáticas”.

As alterações no uso do solo causam fragmentação, perda e simplificação de habitat e conduzem a uma redução contínua de reservatórios naturais de biodiversidade funcional e, de forma concertada com outros factores, ameaçam a sobrevivência das populações de polinizadores e plantas silvestres, bem como o funcionamento e sustentabilidade dos ecossistemas, realça o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.