Início / Agricultura / Polinizadores ON: Quercus disponibiliza recursos didácticos para cidadãos e escolas

Polinizadores ON: Quercus disponibiliza recursos didácticos para cidadãos e escolas

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza divulga hoje, 4 de Dezembro, Dia Mundial para a Conservação da Vida Selvagem, os resultados do projecto Polinizadores ON, desenvolvido entre Julho e Dezembro de 2021 e apoiado pelo Fundo Ambiental, com a dupla finalidade de criar um recurso educativo para o público escolar e desenvolver conteúdos de sensibilização para a população em geral sobre os insectos polinizadores.

O projecto “Polinizadores ON” (ON com duplo significado de “activos” e também em abreviatura de “Obreiros da Natureza”) pretendeu complementar e reforçar o trabalho realizado pela Quercus desde 2015 no âmbito da campanha “SOS Polinizadores”, refere um comunicado da Associação.

Para tal, foram produzidos vários recursos didácticos, audiovisuais e digitais com vista a esclarecer e sensibilizar os cidadãos em geral e o público escolar em particular para a relevância dos insectos polinizadores, nomeadamente os polinizadores selvagens.

Os outputs produzidos focaram-se sobretudo em três vertentes: dar a conhecer os principais insectos polinizadores em Portugal, para além da abelha-melífera; divulgar as ameaças e as pressões ambientais a que estão sujeitos; e explicar o que é que os cidadãos podem fazer para a sua protecção.

Componente escolar

Na componente escolar, o projecto desenvolveu o jogo da glória “À Descoberta dos Polinizadores”, que começará a ser dinamizado nos Agrupamentos de Escolas do concelho de Amarante e, posteriormente, será promovido em escolas por todo o País.

Estão também a ser produzidos cinco vídeos em animação gráfica de curta duração, clarificando questões centrais sobre os insectos polinizadores; em paralelo, foram produzidos e emitidos cinco episódios da rubrica “Minuto Verde” que a Quercus apresenta na RTP1 diariamente.

Muitos dos conteúdos divulgados nestes formatos são transversais ao “Guia Prático Cidadãos para a Conservação dos Polinizadores”, uma publicação da Comissão Europeia que a Quercus traduziu e promoveu no âmbito deste projecto. Todos estes conteúdos têm vindo a ser amplamente promovidos através das redes sociais da Quercus e ficarão disponíveis em polinizadoreson.quercus.pt.

“Quando o cidadão comum pensa em vida selvagem, talvez lhe ocorra logo o leão, a águia, o lince, ou a baleia … Mas pequenos animais que vivem perto da maior parte de nós, como as borboletas, abelhões, abelhas-solitárias, moscas-das-flores, besouros, etc., também são vida selvagem. Os insectos polinizadores estão em declínio e precisam da nossa protecção. E, neste caso, ajudá-los está mais ao nosso alcance. Esta foi a premissa principal que deu origem ao projecto de educação e sensibilização ambiental “Polinizadores ON”, refere Alexandra Azevedo, presidente da Quercus.

Polinizadores em declínio

Os polinizadores silvestres, em especial os insectos polinizadores, fornecem benefícios consistentes à escala global e afectam directamente a produção de 75% das principais culturas agrícolas realça o mesmo comunicado da Quercus.

No entanto, acrescenta, “estão sujeitos a várias pressões globais que representam uma forte ameaça à conservação da biodiversidade, assim como à produção agrícola sustentável, agroecológica. Aqui incluem-se as alterações dos usos do solo, a intensificação agrícola com utilização crescente de agro-químicos, as invasões biológicas e as alterações climáticas”.

As alterações no uso do solo causam fragmentação, perda e simplificação de habitat e conduzem a uma redução contínua de reservatórios naturais de biodiversidade funcional e, de forma concertada com outros factores, ameaçam a sobrevivência das populações de polinizadores e plantas silvestres, bem como o funcionamento e sustentabilidade dos ecossistemas, realça o mesmo comunicado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.