O projecto de Decreto Legislativo Regional que estabelece o regime jurídico de transporte de animais de produção na Região Autónoma dos Açores, apresentado pelo Grupo Parlamentar do PSD/Açores, foi aprovado na Assembleia Legislativa.
O diploma resulta do empenho do PSD/Açores na determinação de um “regime inovador”, levando em consideração o “bem-estar animal”, agregado numa “proposta equilibrada”, ressalva o deputado social-democrata Luís Soares.
O objectivo assenta na melhoria das condições em que são efectuados os transportes marítimos e rodoviários de animais vivos, tendo em consideração as características entre as ilhas, refere uma nota de imprensa do PSD/Açores.
A iniciativa agora aprovada tem em conta “o momento de crise que os empresários agrícolas enfrentam”, assim como os custos de produção, a rede regional de abate, a necessidade de transporte de animais vivos, por via terrestre e marítima, dentro de cada uma das ilhas, nas ligações entre elas, acautelando as melhores condições de bem-estar animal, sem hipotecar os rendimentos dos produtores dos animais, frisa o deputado do PSD/Açores.
Agricultura e Mar