Início / Agenda / Pão Alentejano, a caminho da certificação, cria agrupamento de produtores

Pão Alentejano, a caminho da certificação, cria agrupamento de produtores

O Pão Alentejano está a caminho da certificação. O próximo passo é a criação de um agrupamento de produtores, que deverá facilitar o objectivo. Para já, a panificação tem uma data para marcar na agenda.

O Seminário “Da Qualificação à Certificação do Pão Alentejano” vai decorrer em Beja, no auditório do Instituto Politécnico, no próximo dia 6 de Dezembro. O evento é aberto a todos os interessados neste produto identitário do Alentejo e património da região.

O projecto Qualificação do Pão Alentejano com vista a uma futura certificação, tem como objectivo valorizar e proteger um produto com forte impacto económico na região, concorrendo, desta forma para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas do sector e de outras actividades a montante e a jusante da fileira do pão.

Neste Seminário será feito um balanço das actividades desenvolvidas desde Janeiro de 2016 e apontados caminhos e estratégias para o futuro. Os próximos passos passam pela criação de um agrupamento de produtores de Pão Alentejano que, beneficiando do trabalho já desenvolvido e dos instrumentos disponibilizados, estará em condições de avançar com o processo de certificação.

Alentejo 2020

A Qualificação do Pão Alentejano é uma iniciativa da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e resultou de uma candidatura ao SIAC – Sistema de Apoio a Acções Colectivas – Qualificação, no âmbito do Alentejo 2020.

Até agora já foi efectuado um diagnóstico da fileira do pão (desde a análise do trigo à caracterização das moagens do Alentejo e à qualidade das farinhas) e desenvolvidas várias acções de informação e sensibilização junto de mais de 450 empresas produtoras.

Foi também elaborado um caderno de especificações descritivo de todo o processo de confecção do pão alentejano e criado um painel de provadores, fruto de uma parceria com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja.

Paralelamente, foram desenvolvidos workshops sobre regras de segurança alimentar, dinamizados pela ASAE e dirigidos aos produtores/as de pão alentejano.

A participação no Seminário é gratuita e as inscrições podem ser efectuadas através da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, pelos telefones 266 948 070 e 937 420 008, ou do email francisca.valerio@terrasdentro.pt.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.