A bactéria Xylella fastidiosa está cada vez mais próxima do território português. De viveiros da região de Sevilha, Espanha, já chegou à Bélgica. A praga das oliveiras ataca também outras culturas como a amendoeira, pessegueiro e a videira. É uma bactéria vascular que vive no xilema das plantas, sendo transmitida por insectos.
A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foram recentemente interceptadas pela autoridade fitossanitária belga, após amostragem e análises laboratoriais, plantas de oliveira, incluindo oliveiras ornamentais, infectadas com Xylella fastidiosa provenientes de dois viveiros espanhóis, um localizado na zona de Alicante e outro na região de Sevilha.
Comunicar às DRAP’s
Explica aquela Direcção que “decorrem as necessárias investigações subsequentes a estas intercepções, mas como medida preventiva, alertamos para que os receptores no último ano de oliveiras (ainda que portadoras de passaporte fitossanitário) oriundas daquelas regiões, comuniquem à Direcção Regional de Agricultura e Pescas [DRAP’s] da área onde se encontram, a existência de plantas dessas origens, para que se possa proceder à inspecção das mesmas e, caso se justifique, à colheita de amostras para análise laboratorial”.
Ver também:
B+H Solutions GmbH garante ter encontrado produto contra Xylella fastidiosa
Às portas de Portugal. Xylella fastidiosa chega às amendoeiras de Andaluzia
Sintomas suspeitos de Xylella? Contacte de imediato a sua Direcção Regional de Agricultura
Xylella fastidiosa: Madrid paga 2 milhões de euros a quem tiver de arrancar oliveiras
Alerta. Xylella fastidiosa chegou a Madrid
Maria do Rosário Félix: Xylella fastidiosa “é uma ameaça real” em Portugal
Espanha eliminou 57% das árvores com Xylella fastidiosa nas Baleares
Xylella fastidiosa, o que é, como prevenir?
Agricultura e Mar Actual