Início / Agricultura / Alerta. Xylella fastidiosa chegou a Madrid
Graphocephala atropunctata, vector da doença (Xylella fastidiosa) na vinha. Adulto (feminino) em videira. Foto: AH - Purcell Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA)

Alerta. Xylella fastidiosa chegou a Madrid

A Xylella fastidiosa, uma bactéria letal para as oliveiras, vinhas e árvores de fruta que obrigou a arrancar em Itália um milhão de oliveiras e que se está a alastrar por Espanha, chegou á comunidade de Madrid. Este é o primeiro caso na região.

Aquela bactéria, totalmente inócua para pessoas e animais, foi encontrada numa oliveira situada numa quinta particular de Villarejo de Salvanés, no Sudeste da região de Madrid. As autoridades já começaram a aplicar as medidas de prevenção e erradicação para isolar o foco e evitar a propagação da Xylella fastidiosa, avança a agência espanhola EFE.

A bactéria pode ter chegado a Madrid através de insectos ou pela mão humana, no transporte de plantas.

Oliveiras arrancadas

Assim, as autoridades espanholas já se decidiram pelo arranque da oliveira afectada e todas as que estejam num raio de 100 metros, para evitar a propagação da doença.

As oliveiras que estejam num raio de 500 metros do exemplar com Xylella fastidiosa serão alvo de tratamentos insecticidas e fitossanitários, assim como todas as outras plantas ao seu redor, susceptíveis de serem afectadas.

Em paralelo a estas medidas, as autoridades espanholas estão já a preparar um programa de indemnizações aos agricultores afectados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.