A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, entregou o “Prémio Especial Porco D’Ouro Ministério da Agricultura e da Alimentação para a Sanidade, Biossegurança, Bem-Estar Animal e Ambiente”, que distingue explorações com bom desempenho em mais de 80 critérios, à empresa Reis & Silva, de Fradelos, Vila Nova de Famalicão.
A entrega foi feita no passado dia 23 de Junho, durante a VI Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro, que se realizou em Santarém. Uma organização da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém. Os vencedores já são conhecidos (ver aqui).
Na Gala, a ministra — que dançou, e bem, animadamente com o ex-presidente da FPAS, Vítor Menino — saudou “a capacidade do sector em manter a aposta no bem-estar animal e sustentabilidade, nomeadamente pelo recurso a alimentos para animais seguros e de boa qualidade, com acentuada diminuição do uso de antimicrobianos”.
E adiantou que “a cooperação com a FPAS é prova do empenho em construir soluções e capacitar o sector. São disso exemplo: o Roteiro para a Sustentabilidade e o trabalho na certificação das normas de bem-estar animal. Uma parceria que valorizamos e na qual estamos empenhados e comprometidos”.
Na entrega dos Prémios Porco D’Ouro, a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária foi distinguida pela Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores com o prémio Parceiro d’Ouro.
Agricultura e Mar