Início / Agricultura / Luís Vieira pede ajuda aos jovens no combate ao desperdício alimentar. 170 Kg de alimentos por pessoa vão para o lixo

Luís Vieira pede ajuda aos jovens no combate ao desperdício alimentar. 170 Kg de alimentos por pessoa vão para o lixo

Todos os anos, em média, cerca de 170 Kg de alimentos, 30% do total, vão parar ao lixo. Um facto que o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, quer combater. E para isso pede ajuda aos jovens, nas escolas, para o combate ao desperdício alimentar.

Luís Vieira, participou hoje, 19 de Maio, na comemoração da primeira edição do Dia Nacional da Agricultura na Escola. Trata-se de uma iniciativa organizada pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e pelo Fórum Estudante em parceria com a Direcção-Geral de Educação e o Instituto Politécnico de Bragança que envolveu a participação de 214 escolas de todo o País.

Luís Vieira apelou aos jovens que ajudem no combate ao desperdício alimentar, lembrando que “30% dos produtos acabam por ser desperdiçados pelos mais diversos motivos, o que equivale a 170 Kg de alimentos por pessoa e por ano”.

Dieta Mediterrânica

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação lembrou ainda a necessidade de “retomar hábitos alimentares saudáveis, designadamente de consumir mais alimentos ligados à Dieta Mediterrânica, cujo abandono por parte da nossa população tem tido consequências ao nível da saúde, que se traduzem numa aumento dramático do número de casos de diabetes, hipertensão e obesidade”. Para Luís Vieira, é importante retomar a Dieta Mediterrânica, apostando sobretudo no consumo de produtos nacionais “que estão a ser produzidos com grande qualidade e sobre os quais incide esta intolerável taxa de desperdício que queremos combater. Esse combate só pode ser travado”, acrescentou o Secretário de Estado,“ com a vossa ajuda, tendo em conta que esta é a nova geração de agricultores e de consumidores”.

Luís Vieira afirmou ter consciência de que “esta é uma geração muito desperta para a importância da sustentabilidade, motivo pelo qual todos estes elementos de que falámos têm de estar ligados e têm de ser geridos em conjunto. Luís Vieira não esqueceu a Agricultura Biológica, lembrando que “a produção em modo biológico está ao alcance de todos e por pequena que seja a experiência, é sempre gratificante acompanhar o processo de nascimento e crescimento de uma planta até que ela se converta numa alimento capaz de nos sustentar”. Luís Vieira rematou, afirmando que “o desafio da agricultura vai ser ganho convosco”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.