Início / Agricultura / Governo dos Açores espera crescimento da ovinicultura em Santa Maria

Governo dos Açores espera crescimento da ovinicultura em Santa Maria

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores manifestou confiança no crescimento da ovinicultura em Santa Maria, ilha que já teve quase 4.000 ovelhas, salientando a importação de vários animais reprodutores provenientes de França.

“Este ano esperamos a vinda de uma centena de ovelhas reprodutoras de França para desenvolver uma experiência em Santa Maria ao nível da produção e comercialização de queijos de ovelha ou de mistura”, afirmou João Ponte, sublinhando que esta ilha possui “um grande potencial” nesta área.

Em 1928 existiam em Santa Maria quase 4.000 ovelhas, que ocupavam os solos mais pobres da zona ocidental da ilha, actualmente ocupados por infraestruturas aeroportuárias, mas 20 anos depois a ovinicultura sofreu um declínio devido à construção do aeroporto, à emigração e aos ataques de cães vadios. Actualmente existem em Santa Maria 638 ovelhas de várias raças.

Importação de ovelhas

O secretário Regional salientou que a importação de ovelhas é uma via para a diversificação agrícola e também para a inovação na agricultura mariense, possibilitando “um produto diferente para o qual irá haver mercado”.

No sábado, 20 de Maio, decorre no Jardim Municipal de Vila do Porto a ‘Festa da Tosquia’, promovida pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos da ilha de Santa Maria (ARCOA), onde será possível observar a tosquia de ovelhas e o processo de tratamento da lã.

O evento inclui ainda uma palestra da chefe de Divisão do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria, Janyne Teves Sousa, sobre a produção ovina nesta ilha.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

9º Encontro Nacional pela Justiça Climática realiza-se de 5 a 7 de Abril em Boticas 

Partilhar              O Encontro Nacional pela Justiça Climática (ENJC) está de volta para a sua 9ª edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.