O Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho está a promover um novo evento dedicado a promover conhecimento sobre os serviços do ecossistema, o sequestro e armazenamento de carbono providenciados pelo pinhal-bravo. Está agendado para Setembro, mas as inscrições estão já abertas.
As “Jornadas Ecopine – O pinhal-bravo como fornecedor de serviços do ecossistema” realizam-se no próximo dia 7 de Setembro, das 10 às 17 horas, no auditório do Centro de Ciência Viva, em Coimbra. As inscrições, gratuitas, podem ser efectuadas onlie, aqui. Os lugares são limitados e as inscrições aceites por ordem de chegada.
As Jornadas Ecopine destinam-se a técnicos florestais e gestores de pinhais; técnicos e dirigentes da administração pública; estudantes de ensino superior e investigadores.
Debate
“A floresta é cada vez mais enquadrada social e politicamente como um fornecedor de serviços de ecossistema. Qual é o enquadramento do pinhal-bravo neste contexto? Estas jornadas irão abordar o potencial do pinhal-bravo no fornecimento de serviços de biodiversidade e sequestro e armazenamento de carbono”, refere uma nota de agenda do Centro Pinus.
E acrescenta que o principal objectivo é “divulgar informação, suportada no melhor conhecimento científico disponível, de caracterização do pinhal-bravo como fornecedor de serviços de ecossistema e identificar lacunas de conhecimento”.
Esta será, ainda, uma “oportunidade para debater a gestão do pinhal na perspectiva de integrar o fornecimento de serviços do ecossistema e de produtos lenhosos e não lenhosos, nomeadamente responder a questões como: Quais os trade-offs? Ou como gerir com flexibilidade de adaptação aos mercados de produtos e serviços?”
Consulte aqui o programa provisório.
Agricultura e Mar