“Muito em breve, as medidas de apoio, no âmbito do Pacto IVA 0%, chegarão aos produtores. Como, por exemplo, os apoios de 74€ e 40€/ha, para a vinha de regadio e de sequeiro, aos quais se junta um apoio aos consumos de gasóleo de 0,147 cêntimos por litro, com base nos consumos de 2022″.
A garantia é da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e foi dada hoje, 20 de Maio, na entrega dos prémios do concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor”, em Viseu, onde enalteceu a organização a cargo do Dão Primores – Spring Tastings e a sua capacidade de aliar os diversos agentes do território.
Maria do Céu Antunes recordou ainda que, “recentemente, foram disponibilizados perto de 83 milhões de euros, divididos entre 10 milhões para promoção e comunicação e cerca de 73 milhões de euros para reestruturação e conversão de vinhas. É contínuo o impulso que damos ao sector, à sua modernização e à internacionalização”.
Hoje, o Solar do Vinho do Dão voltou a ser o palco de destaque desta Primavera. A nova edição do Dão Primores Spring Tastings revelou novas descobertas de néctares e sabores, com provas de vinho livres e comentadas, gastronomia tradicional da região.
Agricultura e Mar