Início / Agricultura / Festa da Vitela de Lafões. Ministra realça aumento de 14% do apoio do PEPAC à raça arouquesa

Festa da Vitela de Lafões. Ministra realça aumento de 14% do apoio do PEPAC à raça arouquesa

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participou hoje, 20 de Maio, na cerimónia de abertura da VIII Festa da Vitela de Lafões, em Manhouce, São Pedro do Sul. E realçou que “a manutenção das raças autóctones é uma prioridade e um contributo essencial para a coesão social e territorial. Isso reflecte-se no PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum], nos aumentos dos apoios, nomeadamente na Arouquesa, com um aumento de 14% (para 160€), o que permite reduzir o risco da sua extinção”.

“Nestes eventos, sentimos o impacto das cadeias curtas. Têm um contributo decisivo para o dinamismo dos territórios, para o combate ao despovoamento, para o rejuvenescimento, para alavancar outras actividades e, claro, para preservar e promover os produtos endógenos”, acrescentou Maria do Céu Antunes.

A ministra visitou a VIII Festa da Vitela de Lafões acompanhada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Pedro Mouro, e pelo presidente da Junta, Carlos Laranjeira.

“É tão bom estar aqui e sentir, no território, o reflexo das políticas públicas, dos instrumentos que gerimos. Do PEPAC à Agenda Terra Futura. Do PDR 2020 [Programa de Desenvolvimento Rural] ao PNRegadios [Programa Nacional de Regadios]. Sem esquecer os apoios excepcionais, que procuramos accionar e que garantem mais justiça ao longo de toda a cadeia”, realçou Maria do Céu Antunes.

No domingo, 21 de Maio, o Concurso Pecuário de Raça Arouquesa assim como a tradicional Chega de Bois antecede uma tarde musical com folclore e muita animação musical.

No recinto da festa, os visitantes podem contar com stands com mostra e venda de produtos e gastronomia local e zona de restauração com pratos de vitela para degustar.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.