Início / Agricultura / Italiano Mirko Giannella vence final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico

Italiano Mirko Giannella vence final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico

O italiano Mirko Giannella foi o vencedor da final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico. A finalidade era alcançar o equilíbrio entre rendimento, técnica de corte e aspecto.

Mirko Giannella

A final do Concurso Internacional de Corte de Jamón Ibérico realizou-se esta manhã, de 30 de Novembro, em Madrid, Espanha. Uma jornada organizada pelo XI Congresso Mundial do Presunto e a Associação Nacional de Cortadores de Presunto (ANCJ), com o patrocínio oficial da campanha europeia da Asociación Interprofesional del Cerdo Ibérico (Asici) “Jamones ibéricos de España, Embajadores de Europa en el Mundo” e a colaboração da Jamón Lovers.

Para o vice-presidente da espanhola Associação Nacional de Cortadores de Presunto, Juan José Masa, “com este concurso queremos premiar o cortador mais completo, o que contribui mais para a industria. Buscando um equilíbrio entre desenvolver perfeitamente a técnica de corte, realçar o aspecto sensorial do produto e interagir com o consumidor final”.

Concurso Internacional de Corte de Jamón Ibérico

O concurso contou com profissionais do Japão, México, França, Cuba, Itália e Espanha e foi dividido em duas fases. A primeira, da que se obtiveram os 10 semifinalistas, consistia na votação online dos vídeos enviados pelos participantes, nos quais deviam explicar a sua experiência, como praticaram o terceiro corte, e o porquê desse corte e os pontos fortes ou chaves da sua proposta.

Na segunda fase, um jurado profissional designado pela Associação Nacional de Cortadores de Presunto elegeu os 4 finalistas que hoje disputaram o prémio final medindo a sua técnica de corte, o aspecto sensorial e a sua interacção com os consumidores.

Durante o evento, Antonio Prieto, presidente da Asociacion Interprofesional del Cerdo Iberico, destacou que “um dos eixos estratégicos da nossa campanha internacional de promoção é reforçar e valorizar o profissionalismo e a capacitação daqueles que trabalham com o nosso produto como forma de chegar ao consumidor. A figura do cortador profissional tornou-se numa figura fundamental para o nosso sector, porque, além de cortar, deve saber transmitir quais são os valores diferenciais que convertem o presunto ibérico num produto único e excepcional da gastronomia”.

Já Julio Tapiador, presidente do Congresso Mundial do Presunto, indicou que “com este concurso o Congresso pretende aproximar-se dos cortadores e dos consumidores e valorizar um produto tão nosso como é o presunto”. Por outro lado, Tapiador explica que “o sector do presunto é muito importante a nível nacional e este concurso supõe uma aliança entre o sector e os cortadores, consolidando assim, um alimento essencial para o sector agroalimentar espanhol”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.