Início / Agricultura / Italiano Mirko Giannella vence final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico

Italiano Mirko Giannella vence final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico

O italiano Mirko Giannella foi o vencedor da final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico. A finalidade era alcançar o equilíbrio entre rendimento, técnica de corte e aspecto.

Mirko Giannella

A final do Concurso Internacional de Corte de Jamón Ibérico realizou-se esta manhã, de 30 de Novembro, em Madrid, Espanha. Uma jornada organizada pelo XI Congresso Mundial do Presunto e a Associação Nacional de Cortadores de Presunto (ANCJ), com o patrocínio oficial da campanha europeia da Asociación Interprofesional del Cerdo Ibérico (Asici) “Jamones ibéricos de España, Embajadores de Europa en el Mundo” e a colaboração da Jamón Lovers.

Para o vice-presidente da espanhola Associação Nacional de Cortadores de Presunto, Juan José Masa, “com este concurso queremos premiar o cortador mais completo, o que contribui mais para a industria. Buscando um equilíbrio entre desenvolver perfeitamente a técnica de corte, realçar o aspecto sensorial do produto e interagir com o consumidor final”.

Concurso Internacional de Corte de Jamón Ibérico

O concurso contou com profissionais do Japão, México, França, Cuba, Itália e Espanha e foi dividido em duas fases. A primeira, da que se obtiveram os 10 semifinalistas, consistia na votação online dos vídeos enviados pelos participantes, nos quais deviam explicar a sua experiência, como praticaram o terceiro corte, e o porquê desse corte e os pontos fortes ou chaves da sua proposta.

Na segunda fase, um jurado profissional designado pela Associação Nacional de Cortadores de Presunto elegeu os 4 finalistas que hoje disputaram o prémio final medindo a sua técnica de corte, o aspecto sensorial e a sua interacção com os consumidores.

Durante o evento, Antonio Prieto, presidente da Asociacion Interprofesional del Cerdo Iberico, destacou que “um dos eixos estratégicos da nossa campanha internacional de promoção é reforçar e valorizar o profissionalismo e a capacitação daqueles que trabalham com o nosso produto como forma de chegar ao consumidor. A figura do cortador profissional tornou-se numa figura fundamental para o nosso sector, porque, além de cortar, deve saber transmitir quais são os valores diferenciais que convertem o presunto ibérico num produto único e excepcional da gastronomia”.

Já Julio Tapiador, presidente do Congresso Mundial do Presunto, indicou que “com este concurso o Congresso pretende aproximar-se dos cortadores e dos consumidores e valorizar um produto tão nosso como é o presunto”. Por outro lado, Tapiador explica que “o sector do presunto é muito importante a nível nacional e este concurso supõe uma aliança entre o sector e os cortadores, consolidando assim, um alimento essencial para o sector agroalimentar espanhol”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Volume de capturas de pescado em Portugal diminui 29% em Abril de 2022

Partilhar              O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 29% em Abril de 2022 (-31,3% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.