Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística prevêem um aumento generalizado da produtividade dos cereais de Outono/Inverno (5% no centeio, 15% no trigo e aveia e 20% no triticale e cevada).
Segundo as previsões agrícolas, em 30 de Junho de 2018, do Instituto, quanto às culturas de Primavera/Verão, que, devido à saturação dos solos, registaram atrasos nos trabalhos de instalação, estima-se uma superfície de milho semelhante à da campanha anterior, e rendimentos unitários próximos dos alcançados em 2017 no arroz, tomate para a indústria e girassol.
Batata de regadio com queda de 5%
Na batata de regadio, o INE espera uma redução de 5% na produtividade. Nas fruteiras, perspectiva uma boa campanha no pêssego, com frutos de boa qualidade.
Na cereja, e após uma campanha de 2017 que foi historicamente elevada, antecipa-se uma redução de 10% na produção, com frutos de baixo calibre e reduzido teor de açúcar.
Para as pomóideas, também se deverá registar uma diminuição de 10% no rendimento, para valores próximos da média do último quinquénio, dizem os técnicos do INE.
Agricultura e Mar Actual