Início / Agricultura / Produção de kiwi em 2017 alcançou as 35,4 mil toneladas, a maior de sempre

Produção de kiwi em 2017 alcançou as 35,4 mil toneladas, a maior de sempre

A produção de kiwi alcançou as 35,4 mil toneladas, a maior de sempre, resultado quer do aumento de produtividade face ao ano anterior, quer, sobretudo, da entrada em plena produção de plantações recentes.

A colheita da principal variedade de kiwi (Hayward) iniciou-se em finais de Outubro, tendo decorrido até final de Setembro a colheita das espécies/variedades mais precoces (Arguta e Soreli), refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) na edição de 2017 das “Estatísticas Agrícolas”.

A carga de frutos por árvore foi muito elevada o que, conjugado com o excesso de calor e com as baixas disponibilidades hídricas, afectou o normal desenvolvimento do fruto, originando calibres inferiores ao habitual.

Laranja cresce 6,7%

Já os laranjais apresentaram um desenvolvimento vegetativo normal, com boas florações. Nas variedades precoces (de Inverno) e de meia estação (de Primavera) os aumentos de produtividade, face à campanha anterior, foram inferiores aos observados nas variedades tardias (D. João e Valência Late), sendo que globalmente se registou um aumento de produção de 6,7%, para as 319,7 mil toneladas, o maior registo desde 1986.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.