O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, no final do Novembro de 2021, procedeu a pagamentos ao sector agroflorestal no montante total de cerca de 47 milhões de euros.
O Ministério da Agricultura destaca, em nota de imprensa, o pagamento de mais de 7,8 milhões de euros no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), onde se incluem 5,4 milhões de euros para o Regime de Pagamento Base e 2,4 milhões de euros para o Novo regime da Vinha.
Já no âmbito do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), o IFAP realizou pagamentos no montante de 38,9 milhões de euros, relativos à execução do PDR 2020, distribuídos em 18 milhões de euros para Investimento, 14,4 milhões de euros para Medidas Agroambientais e 6,5 milhões de euros em prémios associados à Florestação de Terras Agrícolas.
“Estes apoios revestem-se de uma importância vital para o sector, uma vez que garantem uma maior previsibilidade aos agricultores e produtores, o que, por sua vez, contribui para o bom desempenho do complexo agroalimentar”, refere a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Agricultura e Mar Actual