O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, em parceria com a Comissão Europeia, lança mais uma edição dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards), uma competição que tem como objectivo reconhecer e dar visibilidade a boas práticas de promoção da iniciativa empresarial na Europa.
Até 12 de Abril, as entidades com projectos relevantes no âmbito dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial podem candidatar-se a cinco categorias: Promoção do espírito de empreendedorismo; Investimento em competências empreendedoras; Desenvolvimento do ambiente empresarial; Apoio à internacionalização das empresas; Empreendedorismo responsável e inclusivo.
Ao longo dos anos, Portugal tem vindo a apresentar candidaturas ganhadoras em diversas categorias. Na última edição do concurso, o projecto PME Líder venceu a competição europeia na categoria de ‘Desenvolvimento do ambiente empresarial’ e, em 2015, pela primeira vez, um projecto português foi galardoado com o ‘The Jury’s Grand Prize’, com a iniciativa ‘Lisboa Empreende’, dinamizada pela Câmara Municipal de Lisboa.
Quem pode concorrer
O concurso é dirigido preferencialmente a entidades públicas, com responsabilidades a nível nacional, regional ou local, mas é também aberto a parcerias público-privadas, programas educacionais e organizações empresariais.
As entidades elegíveis incluem organizações nacionais, municípios, cidades, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais.
As parcerias público-privadas pressupõem:
- Um acordo financeiro, através do qual o agente privado é responsável pela execução de uma política concebida pela entidade pública;
- Um acordo entre um agente privado e a entidade pública, em que o agente privado é envolvido (em virtude das suas competências, conhecimentos e recursos) no processo de definição de políticas;
- Um apoio explícito, não necessariamente de natureza financeira, que a entidade pública fornece ao agente privado no quadro de um projecto específico. Para efeitos dos Prémios Europeus, este apoio tem que ser explícito.
Mais informação sobre os Prémios Europeus de Promoção Empresarial e o processo de candidatura, aqui.
Agricultura e Mar Actual