A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, vai reunir até dia 10 de Maio, em Faro.
“Nesse encontro serão coordenadas as novas decisões sobre a gestão dos recursos hídricos no Algarve”, garante uma nota à comunicação social do Ministério da Agricultura e Pescas.
“A falta de planeamento e de concretização de projectos relevantes para a gestão da água e a baixa execução verificada, nos últimos anos, levou a que a região não estivesse devidamente preparada para enfrentar situações de escassez hídrica”, frisa o Ministério
Será marcada, entretanto, para 30 de Abril, uma reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, envolvendo os principais agentes ligados à utilização da água, para avaliar a situação na região.
“O Governo assume como grande prioridade estratégica a gestão sustentável dos recursos hídricos e está comprometido em garantir o abastecimento eficiente de água à população, à agricultura e à indústria”, garante a mesma nota.
E adianta que, “em linha com o programa de Governo, é fundamental acelerar e reforçar os investimentos que aumentem a eficiência hídrica, potenciem a capacidade de armazenamento, reduzam as perdas nas redes de abastecimento público e nas redes de rega, e optimizem as infra-estruturas existentes. É prioridade do Governo implementar um plano nacional de armazenamento e abastecimento eficiente da água”.
“A falta de planeamento e de concretização de projectos relevantes para a gestão da água e a baixa execução verificada, nos últimos anos, levou a que a região não estivesse devidamente preparada para enfrentar situações de escassez hídrica”, frisa o Ministério.
Agricultura e Mar