A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que a Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 15 de Março, apreendeu 30 quilos de pescada branca, Merluccius merluccius, e 50 quilos de lula vulgar, Loligo vulgaris, na lota de Aveiro.
Numa acção de fiscalização levada a cabo com o objectivo de controlar o cumprimento das regras de captura e transporte de pescado fresco, os militares da Guarda detectaram um homem de 55 anos de idade, no recinto da lota, na posse do referido pescado sem que possuísse as medidas regulamentares para ser comercializado.
Na sequência da acção foi elaborado o respectivo auto de contra-ordenação, cuja coima pode ascender aos 37.500 euros, realça uma nota de imprensa da Guarda Nacional Republicana.
A GNR salienta que a “prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no sector das pescas”.
Agricultura e Mar