A FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas relança este mês a rubrica “A Palavra aos Frescos”, uma série de vídeos reportagem onde se destacam as Organizações de Produtores (OP) e os seus produtos.
A Palavra aos Frescos é financiada pelo PDR 2020, no âmbito do projecto da Rede Rural Nacional (Observação da agricultura e dos territórios rurais), intitulado F&H_ORG – Promover e Organizar o Sector Hortofrutícola.
Tem como principal objectivo mostrar a importância de fazer parte de uma organização de produtores e desta forma contribuir para um aumento do grau de organização do sector hortofrutícola em Portugal aproximando-o o mais possível da média europeia, refere a Federação em nota de imprensa.
“Um sector organizado, em que a maioria dos produtores se encontrem em organizações de produtores, é um sector mais eficiente, com maior capacidade exportadora, maior poder negocial, com capacidade de ir ao encontro das necessidades e tendências de consumo, apostando na elevada qualidade e segurança alimentar”, realça a mesma nota.
AlenSado, a primeira convidada
No primeiro episódio a FNOP convidou a AlenSado a falar sobre o seu modelo de cooperativismo, onde toda a área de tomate produzida pelos seus associados “obedece a um plano de produção rigorosamente concebido, planeado e acompanhado pelos técnicos da cooperativa”.
A escolha das variedades é da responsabilidade da organização de produtores e todos os factores de produção são fornecidos também pela AlenSado, sendo feito um acompanhamento e um controlo produtivo permanente, por forma a que seja obtida, por parte de cada Associado, uma produção de qualidade, em quantidade, de acordo com as exigências da industria e com pleno respeito pelas regras ambientais.
Agricultura e Mar