O secretário-geral da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal e administrador do CNEMA — Centro Nacional de Exposições, Luís Mira, diz que na edição deste ano da Feira Nacional de Agricultura e da Feira do Ribatejo de 2024, que vão ter como tema a pecuária extensiva, os certames vão ter “várias iniciativas ligadas às raças autóctones e à imensa área do território português que é dedicada à pecuária extensiva (64% da superfície agrícola útil), aos prados e às pastagens”.
“É uma área extremamente relevante com todo o impacto que tem no território nacional, e existem novas soluções de pastoreio, existe tecnologia, existem outras soluções do que aquelas que têm sido seguidas nos últimos anos. É isso que vamos reflectir, demonstrar, chamar a atenção dos produtores, da sociedade, dos políticos, para esta necessidade de que Portugal tenha um rumo para a pecuária extensiva”, diz Luís Mira em entrevista à organização do certame.
Paralelamente, haverá também várias comemorações, os 70 anos da Feira do Ribatejo, os 60 anos da Feira Nacional de Agricultura e os 30 anos do CNEMA.
A FNA 24 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo realiza-se de 8 a 16 de Junho, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e tem como mote a “Pecuária Extensiva”.
Agricultura e Mar