Início / Agricultura / Fileira do pinho emprega 58.223 pessoas. VAB aumenta 15% em 2022

Fileira do pinho emprega 58.223 pessoas. VAB aumenta 15% em 2022

A fileira do pinho representava em 2022, 80% dos postos de trabalho e 88% das empresas das indústrias florestais, o que se traduz em 58.223 empregos (um aumento homólogo de 3%) e 8.373 empresas de transformação de madeira, sobretudo situadas em territórios de baixa densidade populacional.

Estes são alguns dos dados referidos na 8ª edição da publicação digital “Indicadores da Fileira do Pinho”, elaborada pelo Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, na qual se disponibilizam-se os mais recentes dados florestais, industriais e sócio-económicos que retratam a actualidade da Fileira.

Salienta o mesmo documento o aumento de 15% no Valor Acrescentado Bruto (VAB) que alcançou 1,4 mil milhões de euros, o equivalente a 54% do VAB das indústrias florestais.

Nas exportações, 2022 foi um ano em que a fileira atingiu um novo valor recorde de 2,7 mil milhões de euros, mais 28% em relação a 2021.

Consumo de rolaria de madeira de pinho

Em nota de imprensa, o Centro Pinus refere ainda que “o consumo de rolaria de madeira de pinho manteve-se estável, registando uma ligeira diminuição (-3,6%). De ressaltar, ainda, o aumento nas cotações de venda de madeira em pé (87%) nas áreas geridas pelo ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas], tendência igualmente acompanhada pelo aumento da cotação da resina à entrada da fábrica de 16%, atingindo 1,58€/kg – o valor mais alto da última década”.

“Esta evolução demonstra a valorização dos recursos do pinhal e a oportunidade de retorno significativo para os proprietários investirem na produção e na gestão florestal desta espécie autóctone resinosa”, acrescenta a mesma nota.

Disponibilizada anualmente pelo Centro Pinus desde 2015, esta publicação digital reúne informação exclusiva e sistemática, de leitura simples e com suporte infográfico, especificamente sobre este sector florestal e os seus agentes em Portugal.

Saiba mais sobre estes e outros indicadores da fileira do pinho de 2022 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.