A FPBIO – Federação Portuguesa de Agricultura Biológica foi criada no início de Janeiro de 2017, mas é na próxima segunda-feira, 3 de Abril, que se vai dar a conhecer aos empresários e público em geral.
A Federação nasceu com a missão de representar politicamente as organizações federadas junto dos políticos nacionais e instâncias comunitárias assim como outras organizações. A apresentação da FPBIO acontece no próximo dia 3 de Abril, pelas 16 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa.
No momento em que está em curso a Estratégia e Plano de Acção Nacional para a Agricultura Biológica, a revisão da Regulamentação Europeia da Agricultura Biológica e em que tem ainda início a discussão da futura Politica Agrícola Comunitária (2020-26), “é altura destas organizações representadas na FPBIO assumirem um papel político determinante no futuro da alimentação e agricultura biológica nacional contribuindo para a soberania e segurança alimentar nacional”, afirma um comunicado da nova organização.
Os associados
A federação é composta pela Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, pela Bio Azórica – Cooperativa de Produtores Biológicos (Açores), BioProtec – Associação Nacional dos Engenheiros de Agricultura Biológica, Copa do Nordeste – Cooperativa de Produtos Agrícolas (Macedo de Cavaleiros), ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra e Organica – Associação de Consumidores da Madeira, Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
“A missão principal é representar politicamente as organizações federadas junto das poderes políticos nacionais e instâncias comunitárias e outras organizações no âmbito da promoção e divulgação da agricultura biológica nacional”, explicam os responsáveis pela Federação.
No dia 3 de Abril, na apresentação formal da FPBIO estará presente o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar Pedro Delgado Alves, assim como os sete dirigentes das associações fundadoras: Jaime Ferreira da Agrobio, Mónica Oliveira da Bioazórica, Cláudia Vasconcelos da Organica, João Branco da Quercus, Luís Mendes da Bioprotec, Clarisse Ledesma da Copadonordeste e o presidente da ESAC, João Noronha.
Agricultura e Mar Actual