Início / Agricultura / Federação Agrícola dos Açores escreve ao PM e à ministra da Agricultura. Pede “pelo menos, a manutenção da actual dotação orçamental do POSEI”

Federação Agrícola dos Açores escreve ao PM e à ministra da Agricultura. Pede “pelo menos, a manutenção da actual dotação orçamental do POSEI”

A FAA — Federação Agrícola dos Açores voltou a escrever ao primeiro-ministro, António Costa, enquanto Presidente do Conselho da União Europeia, e à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, a solicitar, “pelo menos, a manutenção da actual dotação orçamental do POSEI no período 2023-27”.

A missiva foi enviada tendo em conta a realização do supertrílogo do dia 26 de Março, e “considerando o estado das negociações interinstitucionais respeitantes à Reforma da Política Agrícola Comum (PAC), em sintonia com as organizações de produtores de todas as Regiões Ultraperiféricas (RUP)”.

Carta para Ursula Von der Leyen

A Federação Agrícola dos Açores, em conjunto com as organizações de produtores das RUP, remeteu igualmente uma carta à Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, na qual relembra os compromissos anteriormente assumidos, solicitando que a instituição “adopte uma postura de proatividade e facilitação do acordo político entre os co-legisladores”.

As organizações representativas das RUP referem que a “manutenção do actual envelope financeiro é fundamental para que os agricultores possam continuar a fornecer alimentos de qualidade a preços acessíveis e em quantidade suficiente às também populações europeias que residem nas zonas ultraperiféricas da União, além dos bens públicos inerentes ao exercício da profissão”.

E acrescentam que se torna “muito difícil explicar aos nossos agricultores” que o processo negocial e a “luta já se arrasta há praticamente três anos”, e que a pandemia Covid-19 veio reforçar o “papel central dos agricultores no fornecimento de alimentos a territórios que, por força das circunstâncias, estiveram ainda mais isolados dos mercados continentais”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.