O desconfinamento da pesca lúdica é uma realidade próxima. Vai poder ser praticada a partir de 5 de Abril. Quem o diz é a DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.
Informa aquela Direcção que a pesca lúdica, “pode ser equiparada a uma modalidade desportiva de baixo risco, confirmando-se que a referida actividade poderá, de acordo com o Plano de Desconfinamento em curso, ser praticada a partir do dia 5 de Abril, sem prejuízo de o calendário poder ser alterado em função da evolução dos critérios epidemiológicos em Portugal continental”.
Refira-se que as Câmaras Municipais do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina exigiram hoje o fim da proibição da pesca lúdica naquelas regiões.
Alegam os autarcas de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo que fazem eco do sentimento das populações destes concelhos, defendendo que a pesca lúdica deve ser “encarada como uma actividade desportiva que ajuda a economia familiar, mas também contribui para manter a mente e o corpo sãos”.
A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o sector marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e actividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das actividades desenvolvidas nestes âmbitos.
Agricultura e Mar Actual