Início / Agricultura / Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça. UNAC apresenta recomendações para época de extracção

Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça. UNAC apresenta recomendações para época de extracção

O Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça comemora-se hoje, 1 de Junho. para marcar a data, a a UNAC – União da Floresta Mediterrânica apresenta algumas recomendações para a próxima época de extracção e a evolução dos preços de mercado da cortiça.

Portugal é líder na produção de cortiça, com cerca de 50% da produção mundial e 65% das exportações mundiais de cortiça.

No seu “Guia de Comercialização de Cortiça no Campo”, a UNAC refere que “Portugal é o principal produtor mundial de cortiça e esta é uma actividade com grande representatividade nas exportações nacionais”. No entanto, acrescenta, diversos factores estão a reduzir o valor económico dos Montados de Sobro, representando uma grande ameaça para a sustentabilidade destas importantes paisagens e, consequentemente, para territórios onde a sua influência é determinante enquanto motor de desenvolvimento económico”.

Pode ler o “Guia de Comercialização de Cortiça no Campo” aqui.

E se precisa de conhecer os preços históricos da comercialização de cortiça, a UNAC também tem (aqui).

Nas recomendações da UNAC pode ainda saber se deve carregar para a fábrica ou empilhar a cortiça, que descontos de humidade deve considerar, quais os serviços de ecossistema assegurados e o que pode fazer na floresta para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Conheça todas as recomendações da UNAC aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.