Uma sabrina por cada formando foi o resultado do trabalho dos alunos do 1º Curso de Verão, que o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal promoveu para jovens. Durante um mês, 10 jovens dos 16 aos 28 tiveram, na sua maioria, o seu primeiro contacto com o sector do calçado. No final do curso, quase todos afirmaram estar interessados em abraçar uma carreira profissional no sector, garante fonte do Centro Tecnológico.
O curso foi desenvolvido num atelier, nas instalações do CTCP em São João da Madeira, onde os formandos abordaram todo o processo produtivo de um sapato e colocaram em prática algumas das áreas, nomeadamente a modelação, o corte e o acabamento, e com a ajuda dos formadores cada um pode desenhar e produzir um modelo próprio.
O CTCP pretende continuar a apostar em iniciativas desta natureza que possam promover o sector junto dos jovens e transmitir competências técnicas, que “são sempre valorizadas para quem pretende abraçar uma carreira no sector”.
Projecto europeu Learn2Work
Esta ação piloto integra-se no projecto europeu Learn2Work apoiado pela União Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, Acção-chave 2 “Parcerias Estratégicas para a Inovação na Educação e Formação Profissional, onde se pretende adaptar o modelo escandinavo das “Production Schools” à realidade portuguesa.
Para além de formação técnica, os participantes tiveram também formação nas áreas de trabalho em equipa, relacionamento inter-pessoal, segurança e saúde no trabalho, ensaios laboratoriais e tecnologias de informação e comunicação. O curso incluiu ainda visitas a empresas do sector, nomeadamente: a um armazém de matérias primas, a uma empresa de modelação e corte (manual, mecânico e automático) e a uma empresa de calçado onde puderam observar todos os processos produtivos.
Agricultura e Mar Actual