Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Frutos Frescos
Mercados de produção
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, há operadores com muita quantidade de maça em câmara, dificuldades no escoamento principalmente os calibres mais pequenos. Para evitar a maçã ir para refugo os operadores baixam a cotação. A maçã “Bravo de Esmolfe” categoria I calibre 60-65 teve uma descida da cotação em 14%. Os calibres maiores são mais procurados e tiveram uma ligeira subida nas cotações: “Bravo de Esmolfe” categoria II calibre >70 em 19% e “Golden Delicious” categoria I calibre 65-70 em 11%.
Na Beira Litoral, área de mercado Leiria, terminou a campanha de comercialização da maçã “Red Delicious” em todos os calibres.
Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Península de Setúbal, teve início a campanha de produção e comercialização do morango biológico. A cotação do morango categoria II grado teve uma desvalorização em 14%, devido a uma maior oferta.
Na área de mercado Oeste, verificou-se um aumento da oferta com desvalorização na cotação do limão categoria II calibre 3 (63-72) em 12%.
No Algarve, chegou ao fim a campanha de produção da clementina. Verificou-se um aumento na cotação da framboesa categoria II cuvete 125g em 16%, devido a uma maior procura.
Mercados abastecedores
Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. A procura continuou moderada. Verificou-se um maior interesse por banana, kiwi, laranja, maçã, pêra e morango. Cotações sem alterações significativas.
Quanto aos produtos importados fim da campanha de comercialização da meloa “Gália” do Brasil. Subida das cotações para a lima do Brasil e descida para a meloa “Gália” de Marrocos, morango, nêspera e clementina de Espanha.
Mercado Abastecedor do Porto (MAP) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. Com uma procura que continuou pouco animada, registou-se maior interesse pela banana, clementina, kiwi, laranja, maçã, morango, pêra e tangerina. As cotações tiveram uma descida para a tangerina “Encore” categoria II X (63-74) em 17% e XXX (>78) em 14%, devido a uma maior oferta.
Quanto aos produtos importados, teve início a campanha de comercialização da nectarina “Polpa Amarela” A (67-73) e pêssego “Polpa Amarela” A (67-73) de Espanha. Subida das cotações para a lima e papaia do Brasil, banana da Colômbia e nêspera de Espanha. Descida para o morango grado de Espanha e meloa “Gália” de Marrocos.
Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento, mercado animado. As cotações não tiveram alterações significativas.
Quanto aos produtos importados, teve início a campanha de comercialização da meloa “Cantaloupe” de Marrocos, meloa “Gália”, nectarina “Polpa Amarela” A (67-73) e pêssego “Polpa Amarela” A (67-73) de Espanha. Subida das cotações para a lima e papaia do Brasil e pêra “Conference” de Espanha. Descida para o limão, morango grado e nêspera de Espanha.
Frutos Secos e Secados
Mercados de produção
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão nacional foi fraca e a cotação teve uma subida de 21%. Forte influência dos mercados externos na cotação do pinhão. Muito pinhão externo a ser comercializado no mercado nacional.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações não tiveram alteração. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar