Início / Agricultura / Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 26 Agosto a 1 Setembro 2024

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 26 Agosto a 1 Setembro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Frutos Frescos

Mercados de produção

Na Beira Litoral, área de mercado Viseu, teve início a campanha de produção e comercialização da maçã “Royal Gala”. Na área de mercado Beira Litoral, terminou a campanha de produção e comercialização do mirtilo.

Na Beira Interior, área de mercado Cova da Beira, a oferta de ameixa “Tipo Black” foi menor e a procura aumentou, o que fez a cotação ter uma subida em 18%. A concorrência de produto de Espanha com cotações mais baixas desvalorizou as cotações para o pêssego “Pavia” à saída de estação (SE) categoria II calibre A (67-73) tabuleiro em 22% e “Polpa Amarela” SE II B (61-67) 11%.

Na região Ribatejo e Oeste, área de mercado Oeste, uma redução da oferta e uma maior procura valorizaram a cotação do limão SE categoria II calibre 3 (63-72) caixa em 52%.

No Algarve, verificou-se uma ligeira descida na cotação da meloa “Gália” em 10%, o produto apresentou uma qualidade inferior.

Mercados abastecedores

Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. O mercado continuou pouco animado. Registou-se um maior interesse por ameixa, laranja, limão, melão, melancia, meloa, nectarina, pêssego e uva. Teve início a campanha de comercialização da uva “Alphonse Lavallé” e terminou da ameixa “Presidente”, “Rainha Claúdia” e pera “Morettini”. Verificou-se uma subida das cotações para a melancia “Crimsonsweet” em 17%, morango grado comercializado em caixa e pêssego “Polpa Amarela” categoria II calibre B (61-67) 11%, devido a uma redução da oferta. Descida das cotações para o figo “Vindimo” branco/preto em 35%, melão “Tipo Pele de Sapo” 20% e uva “Red Globe” 13%, por aumento da oferta. Quanto aos produtos importados subida das cotações para a melancia “Crimsonsweet” de Espanha e descida para melão “Tipo Pele de Sapo” de Espanha.

Mercado Abastecedor do Porto (MAP) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. Com uma procura que se manteve pouco animada, registou-se maior interesse por ameixa, banana, figo, laranja, maçã, melão branco, melancia, morango, pera e uva. Verificou-se uma diminuição da oferta com subida das cotações para o limão categoria II calibre 3 (63-72) comercializado em saco e em caixa em 33% e 32% respectivamente, e melão “Branco Espanhol” 11%. Um aumento da oferta desvalorizou a cotação da pera “D. Joaquina” em 17%. Quanto aos produtos importados teve início a campanha de comercialização do abacate do Perú e terminou para o damasco de Espanha. Subida das cotações para melão “Branco Espanhol” de Espanha e descida para o limão categoria II 3 (63-72) de Espanha.

Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. Terminou a campanha de comercialização da ameixa “Presidente”, “Tipo Black” e maçã “Fuji”. As cotações do figo “Vindimo” branco/preto tiveram uma descida em 37%, devido a um aumento da oferta e uma menor procura. Quantos aos produtos importados, terminou a campanha de comercialização da nectarina “Polpa Amarel” categoria II B (61-67) de Espanha. Subida das cotações para o melão “Branco Espanhol”, melancia “Sugar Baby” e limão categoria I 3 (63-72) de Espanha. Descida para a uva “Branca” de Itália, abacate do Perú, banana da Colômbia e papaia do Brasil.

Frutos Secos e Secados

Mercados de produção

No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão nacional foi fraca, foi feita revisão das cotações em baixa.

No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações estão estáveis. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CNA pede criação de parques de recepção e comercialização das madeiras “salvadas” dos incêndios estabelecendo preços mínimos

Partilhar              A direcção da CNA — Confederação Nacional da Agricultura considera que “em colaboração com autarquias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.