O Conselho Regional do PSD Açores ratificou, a 13 de Novembro, por unanimidade, o acordo de governação com o CDS Açores e o PPM Açores, com vista à formação do próximo Governo Regional.
O órgão máximo do partido entre congressos ratificou igualmente por unanimidade os acordos de incidência parlamentar com as estruturas regionais do Chega e Iniciativa Liberal.
“Os acordos de governação e de incidência parlamentar estão, a partir de agora, disponíveis publicamente” aqui, refere o PSD Açores.
Eleições
Relembre-se que os líderes regionais do PSD, CDS-PP e PPM anunciaram, a 3 de Novembro, um acordo de governação que visa assegurar “estabilidade política” nos Açores e o “total respeito” pela pluralidade política resultante das eleições regionais de 25 de Outubro, as quais foram ganhas pelo Partido Socialista dos Açores, com 40,65% dos votos, elegendo 25 deputados.
O PSD conseguiu 35,05% dos votos (21 mandatos) e o CDS 5,73% e três mandatos (o partido integrou ainda uma coligação com o PPM no Corvo que conseguiu eleger um deputado monárquico).
O Chega foi a quarta força mais votada, com 5,26%, conseguindo dois mandatos), seguindo-se o BE com 3,96%, o PPM 2,41%, a Iniciativa Liberal com 2,01% e o PAN com 2%.
O PS venceu as eleições regionais dos Açores, mas a formação de uma inédita ‘geringonça’ de direita acabou com 24 anos de governação socialista. A Iniciativa Liberal aceitou viabilizar um governo PSD para tirar o PS do poder, depois dos sociais-democratas terem aceitado as suas exigências. E o Chega anunciou que iria viabilizar o governo de direita nos Açores.
Agricultura e Mar Actual