Há muito que a agricultura deixou de ser uma profissão atractiva, principalmente para as gerações mais novas, no entanto, ainda existem alguns resistentes com ganas pela vida agrícola. No guia de hoje, partilhamos soluções para iniciar um negócio neste sector.
São cada vez mais os obstáculos para aqueles que querem ganhar a vida através da agricultura em Portugal. Com a seca, o aumento dos custos de produção e agora a inflação são muitos os que procuram por soluções que os ajudem a não perder o gosto pelo trabalho no campo.
Um dos grandes desafios do sector agrícola prende-se com a escassez cada vez maior de mão-de-obra.
Dados da Pordata, indicam-nos que enquanto que em 1989, o número de agricultores em Portugal ascendia à casa dos 1,5 milhões, correspondendo a cerca de 16% da população residente no país, já em 2019, este valor baixava para 650 mil trabalhadores agrícolas, o que equivale a cerca de 6% da população residente.
Para atrair sangue novo a esta área da nossa economia, é necessário apostar num conjunto de medidas – económicas e sociais – que permitam aos jovens ganhar uma nova perspectiva sobre o investimento na agricultura e o retorno que daí pode resultar.
Muitos são aqueles que descartam esta possibilidade por não conhecerem os financiamentos disponíveis para a compra de um terreno para exploração agrícola e é exactamente a pensar nessa franja de empreendedores, que partilhamos algumas sugestões que poderão ser a resposta para o arranque inicial de um novo projecto.
Financiamento para compra de um terreno: que opções existem?
Se quer avançar com o seu projecto na agricultura, saiba que existem várias opções de financiamento que poderão ser a solução que procura caso não possua capitais próprios.
As opções passam por pedir um crédito pessoal, solicitar um crédito especializado para negócios ou recorrer a um plano de Leasing.
Compra de terreno com crédito pessoal
Os créditos pessoais apresentam processos menos burocráticos e podem inclusive ser realizados online. O processo de pedido de um crédito pessoal online fica concluído até 48 horas e possui algumas vantagens:
- Aprovação e transferência ágil do montante contratado;
- Não é necessário apresentar uma finalidade, ainda que seja mais vantajoso ao nível das taxas de juro oferecidas;
- Prazos alargados de pagamento (até 84 meses)
O montante de financiamento no caso de um crédito pessoal poderá chegar apenas até aos 75.000€, pelo que se o terreno que pretende adquirir for de um valor superior, deverá procurar outra solução de financiamento.
Compra de terreno com crédito especializado
Para a aquisição de um terreno para exploração agrícola como forma de negócio, poderá recorrer a um financiamento especializado, para empreendedores.
O acesso a este tipo de financiamento assemelha-se mais a um crédito à habitação do ponto de vista de processo burocrático e documentação exigida do que a um crédito pessoal.
É frequente que neste tipo de créditos mais pensados para empreendedores seja solicitado pela entidade credora a apresentação de um projecto detalhado, mas também outros como:
- Orçamento para o investimento que se encontra a requerer;
- Relatório de Contas do ano anterior;
- Certidão permanente da empresa;
- Identificação de Pessoa Colectiva;
- Balancete;
- Certidões de não dívida à SS e AT;
- Escritura pública de constituição com actas de Assembleia Geral
Se, no entanto, comprar não for uma opção válida por dificuldade no acesso ao financiamento, pode recorrer a uma solução de Leasing.
Aquisição de terreno com leasing
De todas as opções apresentadas esta é a menos conhecida, no entanto, não menos viável.
Nesta forma de financiamento, pode adquirir um terreno através do pagamento de rendas.
O valor mensal é acordado em contrato com a entidade credora e no final do prazo estipulado no contrato de Leasing, o cliente tem a opção de comprar o terreno por um valor inferior.
Ao contrário de outras formas de financiamento, esta solução pode permitir-lhe conseguir 100% do valor necessário, com um prazo de até 20 anos. Existem também alguns benefícios fiscais associados a um Leasing que poderão isentá-lo de impostos no processo de obtenção do financiamento.
Bolsa de Terras
Esta é a última opção que temos para lhe apresentar para conseguir arrancar com o seu projecto.
A Bolsa de Terras é uma medida do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento rural em parceria com a DGADR (Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural) que tem como objectivo incentivar o acesso a terrenos baldios.
Com esta medida, todas as pessoas que estejam interessadas em terrenos baldios podem arrendar ou comprar um espaço para realização de actividades agrícolas.