Início / Agricultura / CAP defende “mecanismo fiável de testagens” à Covid-19 em Odemira que permita circulação de proprietários e trabalhadores agrícolas

CAP defende “mecanismo fiável de testagens” à Covid-19 em Odemira que permita circulação de proprietários e trabalhadores agrícolas

A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal repudia ataques à agricultura e apela à circulação de proprietários e trabalhadores agrícolas, no concelho de Odemira com testes comprovadamente negativos e exige respostas para alojamento de trabalhadores.

A Confederação, em conferência de imprensa ontem, 5 de Maio, convocada pelo presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, atendendo “às múltiplas e inaceitáveis declarações que têm vindo a ser feitas, ao longo da última semana sobre a agricultura portuguesa”, considerou “imprescindível que seja instituído um mecanismo fiável de testagens que permita a circulação de proprietários e de trabalhadores para efeito de acesso às produções agrícolas, mediante apresentação de comprovativo de teste negativo para a Covid-19”.

Para a Confederação dos Agricultores de Portugal, “quem não está, comprovadamente, infectado e pode trabalhar, deve poder ir trabalhar. As consequências da manutenção da cerca sanitária são certas: prejuízos de milhões, falências e desemprego massivo, muito dele irrecuperável”.

E questiona a direcção da CAP: “está o Governo disponível para pagar a factura dos prejuízos económicos dos agricultores e os custos do colapso social e humano de milhares de pessoas que não terão sustento e emprego no curto prazo se continuarem impedidos de aceder ao seu local de trabalho? Esta é uma verdadeira questão de Direitos Humanos que deve ser considerada”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.