O prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Ecotrophelia Portugal 2023, organizado pela PortugalFoods, termina já no próximo dia 24 de Maio. Este desafia jovens universitários a desenvolverem um produto alimentar eco-inovador, sustentável, com o objectivo de promover a inovação, o empreendedorismo e a competitividade no sector agroalimentar. Esta é a oportunidade para estudantes e investigadores do Sistema Científico e Tecnológico nacional, organizados em equipas multidisciplinares, poderem apresentar os seus projectos a um painel de júri de pré-selecção.
Todas as variáveis serão analisadas: os produtos a concurso deverão ser inovadores e sustentáveis desde o conceito, passando pela formulação, modo de produção, packaging ou até mesmo pela estratégia de marketing e comercial, sem esquecer as dimensões nutricional e sensorial.
Os projectos finalistas, seleccionados por um júri multidisciplinar, serão apresentados na Competição Nacional, no próximo dia 4 de Julho, e o vencedor representará Portugal no concurso europeu, refere uma nota de imprensa da PortugalFoods.
A competição europeia é organizada desde 2008 e, até hoje, mobilizou mais de 4.000 estudantes, 500 instituições de ensino e 2.000 empresas a nível europeu, resultando no desenvolvimento de mais de 860 produtos alimentares eco-inovadores, dos quais mais de 100 foram industrializados ou comercializados.
A representação portuguesa no Ecotrophelia já obteve distinções a nível europeu, desde que promove este Prémio (a partir de 2017): saiu como grande vencedora na edição de 2020e, em 2022, alcançou a segunda posição do pódio.
Elevar o conhecimento e reconhecer a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a competitividade do sector agroalimentar nacional é o propósito deste concurso, que procura aproximar universidades, politécnicos e centros de conhecimento e inovação à indústria, numa lógica de geração de valor e criação de caminhos de futuro para o sector, assentes na sustentabilidade, acrescenta a mesma nota.
Saiba mais sobre o Prémio Ecotrophelia 2023 e inscreva-se aqui.
Agricultura e Mar