Início / Agenda / INIAV celebra Dia do Agricultor em Elvas com lançamento do InovTechAgro

INIAV celebra Dia do Agricultor em Elvas com lançamento do InovTechAgro

O INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária promove a celebração do Dia do Agricultor 2023, amanhã, 17 de Maio, no seu Pólo de Elvas, a partir das 9h30. O encontro pretende promover “uma discussão alargada sobre a diversidade do território agrícola nacional e o contributo do melhoramento genético para o desenvolvimento de sistemas de agricultura sustentáveis e competitivos”.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa na sessão de abertura do Dia do Agricultor, avançando em nota de agenda que “nesta ocasião, diversos intervenientes das cadeias de valor irão debater o contributo da investigação no desenvolvimento de soluções que visem a coesão e ocupação sustentável dos territórios”.

InovTechAgro

No encontro terá lugar a assinatura do Protocolo do InovTechAgro — Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agrofloresta, que conta com a participação de 65 entidades representantes de organizações de agricultores, centros de ensino e investigação, entidades privadas, administração pública e empresarial do Estado.

O InovTechAgro terá competências nas áreas de agricultura de precisão, digitalização e mecanização agrária, em todo o território nacional e “constitui um claro sinal da enorme mobilização do sector agroflorestal em torno de uma temática que se revela fundamental para a competitividade do nosso País”, salienta o INIAV.

Da parte da tarde, o Dia do Agricultor 2023 conta com uma visita à Herdade da Comenda, onde poderão ser vistas parcelas de multiplicação de semente em regadio, de grão-de-bico e cevada (LVR), e um projecto piloto experimental de forragens do lnovTechAgro.

“Os resultados do último recenseamento agrícola, cuja recolha terminou no final de 2020, confirmam uma alteração de fundo nos sistemas de agricultura em Portugal com predominância das pastagens permanentes (que ocupam cerca de 2 milhões de ha, mais de 50% da Superfície Agrícola Utilizada) e uma redução da área dedicada a culturas arvenses”, refere o INIAV.

E adianta que “para esta evolução contribuem factores de natureza económica, sociológica e ambiental mostrando que a competitividade da agricultura está relacionada com a compreensão das especificidades do território”.

Pode consultar o programa completo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.