Início / Agricultura / Legislativas. Candidato da AD Açores defende mais capacidade de carga aérea para exportar produtos açorianos

Legislativas. Candidato da AD Açores defende mais capacidade de carga aérea para exportar produtos açorianos

O candidato da AD/Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM) à Assembleia da República Francisco Pimentel defende “o aumento da capacidade de carga aérea disponível para a exportação dos produtos açorianos”, considerando essa condição “determinante para o nosso desenvolvimento económico”.

Francisco Pimentel prestou declarações após uma reunião com a direcção da Fruter, onde esteve acompanhado pelos candidatos Paulo Moniz e Emanuel Sousa, tendo frisado que, “para os Açores, a capacidade de escoamento de produtos e matérias primas é decisiva para a viabilidade de muitas empresas e para a concretização de novos negócios”.

Segundo uma nota de imprensa da AD Açores, para o candidato, “o escoamento atempado de alguns dos nossos produtos, nomeadamente os perecíveis, carece de ligações aéreas frequentes, com capacidade de carga suficiente para responder às necessidades, bem como horários compatíveis com ligações a destinos internacionais”.

E esses são os casos “da floricultura, da horticultura ou da fruticultura, onde essa exigência é ainda maior, pois têm produtos de fácil e rápida degradação, que exigem um escoamento muito rápido, para não que não percam qualidade nem valor”, explicou.

Ilha Terceira

No caso da Ilha Terceira, “é fundamental aumentar a capacidade de carga aérea disponível, permitindo um melhor acondicionamento e escoamento dos nossos produtos, e a sua consequente valorização”, entende.

“A Terceira tem vindo a perder competitividade ao longo dos anos, face à fraca disponibilidade de carga aérea, particularmente da companhia aérea TAP. Essa circunstância tem sido mesmo um factor de entrave ao investimento que muitos dos actuais produtores agrícolas desejavam realizar”, alertou o candidato da AD/Aliança Democrática.

Face ao anunciado processo de reestruturação da TAP, “importa garantir que as ligações aéreas para os Açores não sejam prejudicadas, e que haja um reforço da capacidade de carga nas ligações aéreas da Ilha Terceira para Portugal Continental, assim como horários compatíveis com ligações a destinos internacionais. Só assim poderá melhorar o escoamento dos nossos produtos hortícolas, frutícolas e florícolas”, concluiu Francisco Pimentel.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.