Os próximos sábado e domingo, dias 12 e 13 de Dezembro, prometem ficar na memória lá para os lados de Mora.
Três eventos concorrem para um fim-de-semana de arromba, sobretudo no que toca à gastronomia já que são os últimos dois dias do Festival de Caça nos restaurantes locais e a grandiosa Prova do Vinho Novo, em Cabeção, no sábado. No domingo, logo pela manhã, 40 km aguardam os runners no II Trail do Fluviário, a par com uma caminhada onde já se inscreveram mais de 250 atletas.
A Prova do Vinho Novo de Cabeção, no concelho de Mora, acontece há 21 anos, acolhendo todas as edições milhares de “provadores” e amantes de petisco.
A 12 de Dezembro, as ruas daquela vila alentejana enchem-se de pessoas para um verdadeiro rally pelas tascas e muita animação pelas ruas. O evento começa às 10h30 na Casa do Povo de Cabeção com a apresentação do videoclipe da música “Janinha” e o concerto do grupo musical “MaZéi”. Às 12h00 pelas ruas da vila vai desfilar o Grupo Recreativo e Rancho Folclórico de Cabeção.
Meia hora mais tarde, no pavilhão gimnodesportivo, começa a prova do vinho novo, naquela povoação com grande tradição em termos vinícolas, sendo que foram as próprias colheitas a dar o nome à vila.
Numa verdadeira viagem pela vila de Cabeção, os visitantes percorrem os cafés, restaurantes e também as Adegas aderentes, a partir das 14h00, onde se provam os vinhos e petiscos produzidos localmente. A festa termina como começou, com grande animação, ao som da banda “Reflexus”, no Largo do Ribeiro.
O 2º Trail do Fluviário de Mora tem lugar a 13 de Dezembro, às 8 horas, com partida e chegada junto ao Fluviário de Mora e todo o percurso tem como tema principal a água.
A primeira edição contou com 250 inscritos e este ano é esperado um número superior no conjunto dos três percursos que constituem o evento: um Trail de 40 Km, um Trail Curto com um percurso de 15 Km e uma caminhada não competitiva de 6 Km, aberta a todos os participantes, de todas as idades. A maioria do percurso decorre em trilhos e estradões.
As inscrições para o trail devem ser feitas em: https://lap2go.com/pt/event/trail-do-fluviario-de-mora-2015. Por sua vez, os interessados em participar na caminhada devem efectuar a inscrição através do link: http://desporto.cm-mora.pt/.
Tanto esforço abre o apetite. Aproveitem-se os últimos dias da XX Mostra Gastronómica de Caça onde, em 12 restaurantes do concelho, se dão a provar cerca de 40 receitas.
Organizado pela edilidade local, o evento decorre nos restaurantes o Solar da Vila, A Palmeira, o Fluviário e Arcos, todos em Cabeção; O Poço, na freguesia de Brotas; O Afonso, O António, O Morense, O Solar dos Lilases e a Quinta do Espanhol, na freguesia de Mora; e o Solar de São Dinis e O Forno, ambos em Pavia.
Entre as iguarias que estão nesta mostra gastronómica de caça, liste-se coelho bravo assado na brasa, patê de coelho, patê de javali, lombos de veado; pombos bravos com toucinho; canja de pombo; ensopado de veado; Sopa da Panela; javali no forno; Lebre com feijão branco; coelho de vinagrete; faisão à Solar dos Lilases; peito de pato bravo com molho de mostarda à antiga e perdiz à Dona Bia, entre muitos outros.
Provar vinho novo, correr 40km ou simplesmente caminhar e degustar pratos de caça, tudo no mesmo fim-de-semana é obra e acontece em Mora…
Agricultura e Mar Actual