Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Chegaremos ao final do mês de janeiro com uma subida inédita de 4,4% no valor dos porcos e com uma quebra de abates a rondar os 4,8%, com uma subida dos pesos médios ao abate de 440 gramas em comparação com a primeira semana do ano.
Como se explica que com mais peso que nunca os preços estão mais altos que nunca? Na disponibilidade e na diminuição do volume de abates, estando os produtores a reter os animais ao máximo para serem mais valorizados.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 05/2023 (30/01 a 03/02): Espanha 1,67; França 1,65; Alemanha 1,57; Países Baixos 1,47; Bélgica 1,58; Dinamarca 1,39.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
Na China celebra-se o evento mais aguardado do mundo ocidental: o ano novo chinês. E numa altura em que parece que o preço interno tocou no fundo, mas há que fazer agora contas à pandemia e ao stock de carne congelada.
O mercado mundial é agora um terreno onde a tendência é a diminuição de efectivos que, paradoxalmente, estão a conduzir à concentração da oferta e manutenção dos preços altos que irá ditar num futuro próximo o nível da procura.
Agricultura e Mar