Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Nos últimos 30 anos só por duas vezes a bolsa subiu na semana 2. Foi em 2017 (descendo na semana seguinte) e em 2002, quando os porcos valiam menos de 1€. Num cenário de preços altos, é a primeira vez que os mercados abrem o ano em subida, indicando claramente que a oferta é muito baixa, face à procura dos matadouros que também não querem reduzir abates sob pena de verem aumentar ainda mais os custos de funcionamento.
Outra particularidade é que esta subida de cotação acompanha também com a subida dos pesos médios ao abate, o que mostra que os produtores estão a gerir stocks no sentido de amortizar os elevados custos que continuam a ter na alimentação.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 03/2023 (16/01 a 20/01): Espanha 1,67; França 1,65; Alemanha 1,57; Países Baixos 1,47; Bélgica 1,58; Dinamarca 1,39.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
Pouco antes do Natal, o governo filipino decretou a redução das taxas alfandegárias na importação de carne de porco europeia. O objectivo é aumentar a disponibilidade em carne de porco neste país asiático e controlar o impulso inflacionista que se faz sentir no país. Assim, durante todo o ano 2023 as Filipinas aplicarão um imposto de 15% no seu contingente de importação e 25% para as entradas de carne fora desse contingente.
Para Portugal são boas notícias, recordando que no final de 2022 as autoridades filipinas visitaram operadores nacionais com vista a acelerar o processo de abertura deste mercado à carne de porco portuguesa.
Agricultura e Mar