Início / Empresas / Câmara de Setúbal retira vedações do Parque de Merendas da Comenda

Câmara de Setúbal retira vedações do Parque de Merendas da Comenda

A Câmara Municipal de Setúbal retirou hoje, 16 de Janeiro, as vedações instaladas em redor do Parque de Merendas da Comenda, para, como afirmou o presidente André Martins, “repor a legalidade e devolver à população o usufruto daquele espaço”, na Herdade da Comenda.

“São vedações ilegais e nós não queremos que a ilegalidade exista no nosso município. Por outro lado, estas vedações impediam as populações de usarem um espaço que é considerado público. Portanto, a partir de hoje as populações podem usufruir do espaço público. É isso que está hoje aqui em causa”, disse o autarca, salientando que a Agência Portuguesa do Ambiente considerou a área do domínio público hídrico.

Mais de um ano depois de terem sido instaladas, a vedações foram retiradas por uma equipa de 60 trabalhadores municipais, numa acção, acompanhada pela GNR, em que estiveram presentes o presidente da Câmara, os vereadores Carlos Rabaçal, Pedro Pina e Rita Carvalho e os presidentes da União das Freguesias de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, Rui Canas e Nuno Costa, explica a autarquia em nota de imprensa.

André Martins recorda que a autarquia notificou a empresa proprietária da Herdade da Comenda para retirar as vedações de forma voluntária. “Tiveram tempo para isso, não o fizeram, a Câmara Municipal está cá para levantar as vedações”, referiu.

Segundo o presidente da Câmara, os responsáveis da empresa “fizeram tudo até poderem”, no quadro legal, para evitar a intervenção da autarquia, pelo que esta teve de “esperar até se cumprirem os prazos todos” antes de actuar.

André Martins garantiu que o Parque de Merendas da Comenda, no qual vão ser recolocados os equipamentos municipais entretanto retirados pela empresa, pode voltar a ser usufruído pelas populações, por se tratar de um espaço público, considerado de domínio público hídrico pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 23 a 29 Janeiro 2023

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Na semana em análise as cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.