Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores
Mercado europeu
Semana dos Reis, com uma repetição das semanas das festas. O cenário mantém-se de um equilíbrio entre oferta e procura, assim como se mantém a dificuldade de fazer repercutir o preço dos porcos no preço da carne. Sinal positivo dado por França, uma bolsa habitualmente bastante conservadora nas variações.
Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:
Nota:
- Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 02/2023 (09/01 a 13/01): Espanha 1,65; França 1,63; Alemanha 1,57; Países Baixos 1,47; Bélgica 1,60; Dinamarca 1,42.
- Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
- Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.
Tendência geral
O assunto do início do novo ano será o nível do consumo na China, agora que os confinamentos estão a acabar, mas que há mais casos de COVID-19 que nunca no gigante asiático.
Na Europa os pesos ao abate continuam a subir, mas os produtores continuam a afirmar que não sobram porcos…ao preço actual até faltam kg!
Veremos o que 2023 nos reserva…
Agricultura e Mar