O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu hoje, 20 de Abril, a aprovação, por unanimidade, de um projecto de resolução referente à defesa dos oceanos e do património natural azul e pedindo uma moratória à mineração dos fundos marinhos, lembrando a “pertinência” do texto e da sua viabilização.
“O Governo está satisfeito com este desfecho, como estaria ainda mais com a proposta inicial”, que abarcava as áreas marinhas protegidas, um tema conduzido pelo projecto Blue Azores, referiu o governante.
O texto inicial, apresentado pelo Bloco de Esquerda e o PAN – Pessoas-Animais-Natureza, foi substituído integralmente para garantir a sua aprovação unânime no Parlamento dos Açores, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
José Manuel Bolieiro lembrou que a “defesa” do mar e a sua “valorização” é já matéria de foco das Nações Unidas e da Agenda 2030 da União Europeia. O mar dos Açores, disse ainda, acrescenta valor “à Região, ao País e à União Europeia”.
“A pertinência desta resolução acompanha um sentido de sustentabilidade”, concretizou o presidente do Governo Regional dos Açores, elogiando o cruzamento entre “identidade do mar com os Açores e da identidade dos Açores com o mar”.
Agricultura e Mar