A consultora BGI está a organizar um evento de Inovação Aberta, com o apoio do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia , através dos veículos EIT Food e EAT Circular. Neste evento, que acontecerá virtualmente durante o dia 22 de Outubro, serão apresentados seis desafios com base nas necessidades da indústria alimentar, destacando-se o desperdício de alimentos. A participação é gratuita.
Sendo a questão do desperdício merecedora da atenção das Nações Unidas — que este ano criaram o Dia Internacional para a Consciencialização sobre Perda e Desperdício Alimentar — e numa altura em que, cada vez mais, é necessário sensibilizar a sociedade para este problema, a BGI procura criar um espaço de partilha de conhecimentos e promover a divulgação de boas práticas na indústria dos alimentos, tornando-a mais sustentável, inovadora e saudável.
Destinatários
O evento destina-se a profissionais e membros da indústria alimentar, tais como académicos, investigadores, startups, gerentes de restaurantes de entidades públicas e privadas e gerentes de empresas colectivas de comida. Os participantes terão a missão de trabalhar em conjunto para propor as melhores práticas para eliminar o desperdício alimentar, bem como resolver os desafios de sustentabilidade enfrentados por várias empresas e entidades, como o Pacto Português para os Plásticos e a Pleez.
Ao fazer parte deste evento, os participantes podem escolher em que solução querem colaborar ou serem alocados pela organização a um dos desafios. Após preparem o seu pitch, cada grupo apresentará as suas soluções aos representantes de cada empresa.
A gestora de sustentabilidade e alimentação da BGI, Cláudia Carocha, refere que esta actividade irá catalisar a experiência e o conhecimento de participantes de várias áreas para criar potenciais soluções, partilhar conhecimentos e discutir o desperdício de alimentos em tempo real.
“Na BGI, acreditamos que a colaboração estimula a inovação. Quando enfrentamos os desafios mais urgentes do Mundo, ficamos maravilhados com o poder de trabalhar em conjunto. E a nossa aspiração de utilizar inovação aberta para criar soluções que lidem com o desperdício alimentar não foi diferente. Principalmente agora com o aumento do desperdício alimentar durante a pandemia, é importante ser criativo e procurar novas formas de trazer a inovação e as soluções para o mercado”, diz Cláudia Carocha.
Inscrições
Os interessados podem consultar os desafios, a agenda e realizar o registo na página do evento. A participação está isenta de qualquer custo mas tem registo obrigatório, aqui.
Agricultura e Mar Actual