A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa amanhã, 27 de Outubro, na cerimónia de assinatura da adjudicação da empreitada de construção da Barragem de Gebelim. O evento ocorrerá na Galeria Manuel Cunha – Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, no concelho de Alfândega da Fé.
A construção da Barragem de Gerbelim, integrada no Programa Nacional de Regadios e financiada pelo PDR 2020, tem por objectivo o reforço das disponibilidades de água ao regadio da Camba, com o qual irá partilhar infra-estruturas de adução e armazenamento de água, e a implantação de um novo perímetro de rega com cerca de 480 ha, entre as povoações de Vilar Chão e Parada, (Regadio de Vilar Chão/Parada), abrangendo 149 proprietários, realça uma nota de agenda do Gabinete de Maria do Céu Antunes.
O projecto de construção da barragem de Gebelim, a cargo da Junta de Agricultores do Regadio do Planalto de Vilar Chão e Parada, dá assim mais um passo para a sua concretização. Recorde-se que a construção da Barragem de Gebelim integra-se no projecto do Aproveitamento Hidroagrícola de Vilar Chão – Parada, há muito desejado pelos agricultores, segundo fonte institucional da autarquia de Alfândega da Fé.
A criação deste novo aproveitamento hidroagrícola vai permitir criar um perímetro de rega com cerca de 500 hectares e dar um impulso à produção agrícola no concelho.
Barragem de Gebelim
A Barragem de Gebelim localizar-se-á na União das Freguesias de Gebelim e Soeima, concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, NUT III Terras de Trás-os-Montes. Toda a albufeira (área inundada) resultante da sua construção desenvolver-se-á na freguesia de Gebelim.
A construção da barragem está prevista para a linha de água com o mesmo nome – ribeira de Gebelim – a qual tem a particularidade de escoar ao longo de aproximadamente 7 km, de poente para nascente, sendo um afluente da margem direita da ribeira de Vale Pereiro, cujas cotas se situam entre os cerca de 1.070 m, nas cabeceiras e próximo dos 600 m, no local de implantação da barragem.
Agricultura e Mar