Início / Agricultura / Associação Rota da Bairrada assume-se como entidade qualificadora do ‘Leitão da Bairrada’

Associação Rota da Bairrada assume-se como entidade qualificadora do ‘Leitão da Bairrada’

A Bairrada está unida na qualificação e protecção do seu ‘Leitão’. A Associação Rota da Bairrada está a liderar o processo e vai assumir-se como a entidade qualificadora do ‘Leitão da Bairrada’. A assembleia geral de dia 10 de Novembro vai definir modus operandi desta acção.

Um grupo de trabalho polivalente e especializado nas valências necessárias, reunido com o objectivo de apoiar na caracterização física e na definição do modo de produção desta tradicional iguaria, concluiu que a criação de mais uma Associação não seria uma mais-valia.

Assim sendo, e por manifesta vontade de todos os envolvidos, a Associação Rota da Bairrada está a liderar o processo, tendo sido necessária alteração aos seus estatutos, que, depois de efectuada, permite agora que se assuma como a entidade qualificadora do ‘Leitão da Bairrada’.

Indicação Geográfica Protegida para o ‘Leitão da Bairrada’

Tendo como propósito a integração e o contributo de todos os agentes económicos no processo de criação de uma Indicação Geográfica Protegida (IGP) para o ‘Leitão da Bairrada’, a Associação Rota da Bairrada convida todos os agentes económicos desta fileira a associarem-se à mesma, de preferência antes da realização da assembleia geral que se vai realizar na terça-feira, dia 10 de Novembro de 2020, às 15h00, no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.

O objectivo é definir e aprovar: o nome do produto, a área geográfica para a criação e produção, as características físico-químicas do leitão (carcaça), o modo de confecção, entre outras questões que possam ser levantadas. Terão direito a voto os agentes económicos que fizerem parte desta Associação como sócios.

Ex-libris da Bairrada

O leitão é, sem qualquer dúvida, um dos ex-libris da Bairrada. A par com o que acontece com os vinhos e espumantes da região, ganha ao ser qualificado e protegido contra tentativas de adulteração por parte de alguns agentes económicos.

“Com a valorização e protecção de autenticidade ganha o produto, ganha toda a fileira produtiva, ganha o território e ganham os consumidores. Conseguirmos que o ‘Leitão da Bairrada’ se assuma como um produto qualificado e, consequentemente, possa envergar uma protecção que a autoridade comunitária lhe vier a conferir é um passo de extrema importância para toda a região, aportando enormes mais-valias económicas, sociais e culturais para a marca colectiva que é a Bairrada”, dizem os promotores desta acção.

A qualificação do ‘Leitão da Bairrada’ tem sido objecto de análise de há dois anos a esta parte, envolvendo vários players: a Associação Rota da Bairrada (ARB), a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), representantes dos Municípios da região, a Turismo do Centro de Portugal (TCP), um conjunto de agentes económicos da fileira do Leitão da Bairrada, mas também a Associação Portuguesa dos Ovos Moles de Aveiro (APOMA), contratada para assessorar no processo, atendendo à atendendo à sua experiência na certificação dos ‘Ovos Moles de Aveiro’ e no ‘Pão-de-Ló de Ovar’.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.