Início / Agricultura / Como cultivar brócolos na sua horta: informações que deve ter em conta

Como cultivar brócolos na sua horta: informações que deve ter em conta

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Brócolos, quem gosta? Eu adoro, mas também sou suspeita porque gosto de praticamente todos os hortícolas :p Com uma forma de “árvore” são um superalimento riquíssimo em vitaminas, minerais e outras substâncias que trazem muitos benefícios para a saúde do ser humano. Quer aprender a cultivar brócolos? Saiba neste artigo quais as principais informações que deve ter em conta para que tenha sucesso e colheitas abundantes.

como cultivar brócolos

Saiba mais sobre a cultura dos brócolos

Os brócolos fazem parte da família das brassicáceas tais como outras couves e são caracterizados por possuírem flores que formam uma inflorescência que é no fundo aquilo que acabamos por consumir. Pelo facto de os brócolos possuírem as suas flores diferenciadas o seu valor nutritivo é muito interessante. Existem várias variedades de brócolos, entre elas: brócolos de “cabeça larga”, brócolos ramosos, brócolos romanescos, brócolos raab, etc…

Deve procurar escolher uma variedade de brócolos que se adapte às características edafoclimáticas da sua região para melhores resultados. Neste aspecto, aconselho sempre a que escolha uma variedade de brócolos local pois as hipóteses de se adaptar perfeitamente às condições que dispõe é maior.

No entanto, é importante que saiba que as variedades de brócolos de “cabeça grande” são as mais procuradas pelos horticultores, conheça algumas: Packman, Belstar, Arcadia, Green MagicSuperdome, Everest, entre outras.

como cultivar brócolos

Como cultivar brócolos: principais aspectos que deve ter em conta

Antes de cultivar brócolos existem alguns aspectos que deve ter em conta nomeadamente o tipo de solo, condições climáticas, rega, cuidados de manutenção, entre outros.

No que diz respeito ao tipo de solos, os brócolos gostam de solos com um boa capacidade de retenção da água e que sejam ricos em matéria orgânica e que não sejam muito ácidos.

Os brócolos são resistentes a baixas temperaturas apresentando uma boa capacidade de suportar a ocorrência de geadas matinais. Algumas variedades não aguentam temperaturas muito altas razão pela qual esta é a melhor altura para cultivar brócolos na sua horta ou em qualquer terreno que possua.

Como cultivar brócolos

Para cultivar brócolos, (1) pode optar por semear em viveiro e depois transplantar ou mais usual, (2)comprar as plântulas em qualquer loja da especialidade e instalá-las onde bem entender.

Saiba que se optar pela opção 1 indicada acima, as plântulas estarão aptas a serem transplantadas para o local definitivo cerca de dois meses após a sementeira.

Pode cultivar brócolos em dois períodos distintos: no inicio da Primavera até ao Verão e a partir do inicio do Outono até à chegada do Inverno.

Se optar por cultivar brócolos num período mais quente deve usar um distanciamento entre as plântulas de brócolos superior pois devido às altas temperaturas acabam por ter um desenvolvimento mais “avantajado” do que quando cultivadas durante as épocas mais frias.

Normalmente, um distanciamento entre plântulas na linha de 35cm é mais do que suficiente. Dependendo das temperaturas que se fizerem sentir e da zona onde estiver, pode colher os primeiros brócolos cerca de 2,5 a 3 meses depois.

Principais cuidados a adoptar no cultivo de brócolos

A rega é um dos aspectos que deve ter mais em consideração quando decidir cultivar brócolos pois esta é muito importante durante todo o ciclo de vida da cultura. Se existir falta de água, pode ocorrer a entrada da cultura na fase de floração antes do tempo esperado o que, como é óbvio, diminui a qualidade dos brócolos que irão ser colhidos.

Outro aspecto muito importante é a fertilização e por isso garanta que a cultura recebe todos os nutrientes que necessita para se desenvolver correctamente. Antes da instalação da cultura, faça uma adubação de fundo incorporando composto, estrume bem curtido e fertilizantes naturais que possam garantir que todas as necessidades nutricionais sejam garantidas. Todas as culturas que pertencem à família dos brócolos necessitam de um solo bastante rico em nutrientes para que consigam desenvolver-se correctamente. Consoante o desenvolvimento da cultura e os sintomas de carências nutricionais que esta possa apresentar pode ser necessário fazer uma adubação de cobertura ( as brássicas tem necessidades específicas de micronutrientes como o boro, por exemplo).

Mercado De Agricultores Local, Mercado, Alimentos

De forma a manter fertilidade, a temperatura e a humidade do solo, pode optar pela técnica do mulching usando materiais como casca de pinheiro, estilha ou relva cortada para o efeito.

Colheita dos brócolos: qual o momento certo?

Quando as inflorescências dos brócolos “cabeças” atingirem o tamanho pretendido e sem que as suas flores estejam abertas, deve usar uma faca ou qualquer outro utensílio “cortante” para cortar a parte do caule suporta esta “cabeça” que pretende colher. Saiba que, após efectuar este corte, poderá ocorrer o desenvolvimento de “pequeninos brócolos na axila das suas folhas e que podem ser colhidos também numa fase posterior.

Brócolis Colheita, Brassicas, Brócolis, Alimentos

Dica extra: depois de colher os brócolos saiba que deve armazená-los nas gavetas dos vegetais do seu frigorífico ou colocá-los em sacos de plástico selados para que se conservem por mais tempo e mantenham as suas características de excelência.

E Vocês? Também gostam de brócolos?

Bons cultivos 🙂

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Verifique também

Câmara Municipal lança aplicação de apoio às empresas do concelho com o lema “Compre em Barcelos”

Partilhar            A Câmara Municipal de Barcelos, através de uma parceria com a marca P.negócios.pt, vai disponibilizar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.