Início / Agricultura / CoaClimateRisk avalia impactos das alterações climáticas nas culturas agrícolas no Vale do Côa

CoaClimateRisk avalia impactos das alterações climáticas nas culturas agrícolas no Vale do Côa

O CoaClimateRisk é o mais recente projecto de investigação, em que a ADVID — Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense participa, para avaliar os impactos das alterações climáticas e medidas de adaptação para as principais culturas agrícolas, no Vale do Côa.

O consórcio CoaClimateRisk é liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pelo Centro de Investigação e Tecnologia de Ciências Agroambientais e Biológicas. Os parceiros do projecto são a ADVID, a Sogrape Vinhos, a Fundação Côa Parque e a Universidade do Minho.

Para este propósito um conjunto de modelos climáticos regionais de última geração, forçados por cenários de emissão de gases de efeito estufa recém-desenvolvidos, serão usados para “desenvolver projecções climáticas de alta qualidade”. Será ainda, feito o estudo das medidas de adaptação, que serão simuladas em climas futuros, como a rega, coberto vegetal e selecção de variedades.

Previsão até 2100

Os dados recolhidos irão contribuir para calcular uma zonagem bioclimática de alta resolução, das culturas seleccionadas em climas actuais e futuros, com previsão até 2100. Essa zonagem revelará não apenas a adequação actual, mas também futura, de uma determinada região a uma cultura específica. Posteriormente, serão utilizados modelos dinâmicos de culturas para avaliar os impactos das alterações climáticas na produtividade potencial das culturas, à escala local.

Este projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no valor de 221.885 euros.

Pode acompanhar as actividades do projecto aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Azeites da Cooperativa de Moura conquistam número recorde de prémios nacionais e internacionais

Partilhar              Os azeites da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos já conquistaram este ano 23 medalhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.