A ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura está a dinamizar uma acção de sensibilização para promover o consumo de carne de coelho. Esta iniciativa tem como alvo 250 churrasqueiras localizadas nos centros urbanos de Lisboa e do Porto e decorre até dia 10 de Julho.
Com o intuito de destacar a campanha “O segredo da Dieta Mediterrânea”, a ASPOC procura incentivar a inclusão da carne de coelho nas opções gastronómicas destes estabelecimentos comerciais, refere a Associação em nota de imprensa.
Para fortalecer as mensagens da campanha, tais como as vantagens nutricionais da carne de coelho, a sua versatilidade e praticidade, e ainda a diversidade de receitas que as churrasqueiras podem oferecer aos seus clientes, Fátima Lopes, conhecida comunicadora de televisão e um dos rostos mais mediáticos desta campanha, tem acompanhado a equipa da ASPOC em algumas destas visitas.
Preparação de novos pratos
Como parte da acção, a equipa da ASPOC disponibiliza o produto a cada uma das churrasqueiras, juntamente com brochuras contendo receitas, a fim de encorajar a confecção e incentivar a preparação de novos pratos para serem apresentados nestes estabelecimentos.
O objectivo desta acção é consciencializar os comerciantes sobre os benefícios nutricionais da carne de coelho, que é rica em vitaminas do complexo B e minerais como ferro, fósforo, zinco e magnésio. Além disso, pretende-se demonstrar que esta carne é uma fonte de proteínas de alto valor biológico, com boa digestibilidade, um baixo valor energético, baixo teor de gordura, gordura saturada e colesterol, ou seja, uma opção saudável a ser oferecida aos clientes.
Reforçar o valor da carne de coelho enquanto património gastronómico e potenciar o seu consumo no mercado português continuam a ser os principais objectivos da campanha – Carne de Coelho o Segredo da Dieta Mediterrânea.
Fundada em 1991, a ASPOC dedica-se à defesa dos interesses do sector da carne de coelho, designadamente no que diz respeito ao seu progresso técnico e económico, formação profissional e promoção do consumo. Grande parte do trabalho desta associação é desenvolvido em estreita colaboração com o Ministério da Agricultura, nomeadamente com a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária.
Agricultura e Mar