A quase totalidade do território de Portugal continental está em perigo de incêndio rural com a classificação de “Máximo”, “Muito Elevado” e “Elevado”. Assim, os cuidados a ter para evitar desastres devem ser ainda maiores do que o normal.
O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera disponibiliza diariamente o índice de Perigo de Incêndio Rural para todos os concelhos de Portugal continental, aqui.
O Índice Conjuntural e Meteorológico (RCM) é calculado diariamente e resulta da combinação de dois índices:
- O “índice meteorológico de incêndio”, actualizado uma vez por dia pelo IPMA e denominado FWI (Fire Weather Index);
- O “índice de perigosidade de incêndio rural” que integra uma componente estrutural de periodicidade decadal e uma componente conjuntural de periodicidade anual, que tem em consideração as áreas ardidas do último triénio, ambas da responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A integração dos dois índices é realizada pela aplicação de uma matriz de ponderação. A aglutinação por unidade administrativa (Concelho e Distrito) é realizada pela ponderação dos valores mais altos do índice RCM, considerando o limiar de 20% das classes mais gravosas (percentil 80).
Em 2022, a actualização do índice de perigosidade foi realizada a 2 de Maio e actualização da matriz de ponderação foi realizada a 1 de Junho.
Agricultura e Mar