O 5º Simpósio Nacional de Fruticultura realiza-se a 9 e 10 de Fevereiro no no recém inaugurado hotel Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel. As inscrições estão abertas.
Este simpósio é uma organização conjunta entre a APH — Associação Portuguesa de Horticultura, o COTHN-CC — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências, o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT) e o Município de Alcobaça.
Tal como nas edições anteriores, a organização pretende, nesta 5ª edição, “promover o intercâmbio de informação entre investigadores, técnicos e agentes do sector, com um amplo espaço de debate e de divulgação científica e tecnológica, capaz de contribuir para o lançamento de novas estratégias de inovação e competitividade”.
E acrescenta que “a apresentação de resultados de projectos de inovação e investigação, nomeadamente dos vários Grupos Operacionais da fruticultura, contribuirá decerto para o desenvolvimento do sector”.
Com um forte foco nas novas tecnologias, que merece uma área temática específica nesta 5ª edição, “espera-se poder apresentar os últimos desenvolvimentos tecnológicos que têm ocorrido e que serão a chave para a manutenção do sucesso da fruticultura nacional, promovendo a tão desejada transição digital e energética deste sector”.
O sector hortofrutícola duplicou nos últimos 10 anos o valor das exportações, resultado da sua modernização tecnológica e organizacional, aliada ao uso eficiente e sustentável dos factores de produção, contribuindo também para a criação de emprego e, consequentemente, para o aumento da sua importância para o PIB nacional.
Nos últimos dois anos a agricultura manteve o seu nível de actividade, demonstrando a sua elevada capacidade de resiliência e profissionalismo, conseguindo manter a cadeia de abastecimento, numa altura em que as outras actividades económicas tiveram que abrandar, realça ainda a organização.
Saiba tudo sobre o 5º Simpósio Nacional de Fruticultura e inscreva-se aqui.
Agricultura e Mar